top of page

Introdução

O ensino de instrumentos de percussão em crianças é um importante trabalho educativo, pois procura através de tendências individuais encaminhar a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade do aluno. No seu trabalho criador, o aluno utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a perceção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle motor e capacidade psíquica que influem na aprendizagem. No processo de criação o aluno pesquisa a sua própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos e forma hábitos de trabalho. Educa-se.

Principios Gerais

Em 2007 dá se inicio à atividade de Percussão Tradicional, com formação a instrumentos de percussão tradicional portuguesa em duas vertentes: a primeira  para acompanhamento de gaita de foles  ( Caixa e Bombo) e a segunda de orquestra de percussão tradicional Portuguesa ( Caixa de Rufo, Timbalão e Bombo).

Enquanto aulas de música põem os mais novos com a sua herança musical e tornam nos sujeitos ativos dessa mesma cultura que é uma forma consistente de preservar o património musical português e formar públicos apreciadores da música tradicional do nosso país.

 

Dentro desta formação realiza se  anualmente em dois colégios da Casa Pia de Lisboa duas  masterclasses com o professor e músicos convidados, proporcionando aos alunos o contacto e conhecimento das diferentes percussões de vários países do mundo como também  a exploração sonora em materiais reutilizáveis ( Bidons, Caixotes do lixo, Baldes de plástico,Canos PVC, entre outros).

 

As apresentações ao vivo para acompanhamento da atividade de Gaita de Foles e da atividade da Banda Juvenil, fazem parte dos resultados do trabalho que se desenvolve nesta actividade e que imprime um importante desenvolvimento do desempenho a nível de disciplina, da concentração e da capacidade de cada aluno.

bottom of page